21/11/2019 18h54

Cupping e roda de negócios marcam primeiro dia da SIC

Os cafés capixabas são destaque para quem passa pelo evento, que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Foi dada a largada para o maior evento da cafeicultura nacional. A Semana Internacional do Café (SIC) teve início nessa quarta-feira (20) e segue até esta sexta-feira (22). Os cafés capixabas são destaque para quem passa pelo evento, que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O Espírito Santo está representado no evento por meio de uma união de Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (Sistema OCB/ES), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes).

"O primeiro dia foi de destaque para o Espírito Santo, principalmente, pelo arranjo institucional sólido e forte juntos aos produtores e cooperativas. O estande é voltado para o fechamento de negócios gerando resultados positivos para a cafeicultura capixaba. Outro ponto é o aproveitamento da divulgação dos cafés do Espírito Santo, principalmente para quem não pode vir ao evento", disse o subsecretario de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Michel Tesch.

O estande capixaba de 160 metros quadrados na SIC 2019, dá oportunidade aos participantes de conhecerem os cafés capixabas e suas Indicações Geográficas (IG), além de realizar negociações e cuppings (provas de café).

Para o extensionista do Incaper, Tassio da Silva de Souza, que é responsável pelo cupping conilon, o evento dá oportunidade de os participantes conhecerem todo o processo, do campo à xícara. "Estamos mostrando os perfis sensoriais através dos lotes de cafés e mostrando aquilo que o mercado busca quanto à qualidade da bebida. Estamos abrindo portas e mostrando o que há de melhor no Espírito Santo", afirmou.

A Julia Suman está abrindo uma cafeteria e participa pela primeira vez da SIC e faz uma avaliação dos cafés capixabas. "O Espírito Santo tem uma cafeicultura muito forte principalmente quando se fala em qualidade. Fica até difícil escolher qual café levar", ressaltou.

Mais de 300 cafeicultores capixabas devem participar da SIC 2019. Na ocasião, eles poderão comercializar seus produtos com compradores do mundo inteiro, num espaço reservado exclusivamente para as negociações.

"Esse tipo de evento traz uma visão mais ampla sobre a cafeicultura capixaba. Os compradores buscam qualidade e nós temos. Hoje os produtores entendem que para que a comercialização seja positiva, o café precisa ser de qualidade", explicou o produtor rural de Marechal Floriano, Thiago Douro.

"É importante destacar a oportunidade que o cupping dá aos produtores com a possibilidade de grandes negócios. Cada instituição teve a oportunidade de trazer seus produtores e juntas ajudam a promover a cafeicultura capixaba além de incentivar cada vez mais a produção de qualidade de cafés especiais", pontuou a supervisora geral do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Espírito Santo, Cristiane Verenonesi.

Para o analista de mercado do Sistema OCB/ES, Alexandre Ferreira, o primeiro dia foi surpreendente. "Mostramos as origens do Espírito Santo e as variedades dos cafés que produzimos. As salas de cumpping especializas, com as possibilidades de excelentes negócios, além da parceria das instituições que foi fundamental para esse sucesso. Estamos incentivando as cooperativas para a produção de qualidade", salientou.

O diretor de atendimento do Sebrae/ES, Luiz Toniato, apontou o dinamismo e a diversidade que o evento está apresentando. "O Sebrae e as instituições têm trabalhado fortemente na cadeia produtiva do café, principalmente os especiais, fatia em que está boa parte dos nossos clientes, que são os microempreendedores. Queremos continuar essa caminhada fortalecendo cada vez mais essa parceria, e tenho certeza que isso vai fazer com que possamos potencializar os resultados em prol dos produtores."

Texto: Vanessa Capucho

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Carlos Pereira
(27) 3636-3700 / 3651
comunica.seag@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard