Cacau Fest 2024 é vitrine para qualidade dos chocolates capixabas
O Espírito Santo produziu, em 2023, mais de 12 mil toneladas de amêndoas de cacau, sendo o terceiro maior produtor do Brasil. Somente o município de Linhares foi o responsável por 68% de tudo o que foi colhido em território capixaba. É por isso que o município sedia a segunda edição do Cacau Fest, o maior evento da cadeia produtiva do cacau da região sudeste do Brasil, que acontece até este sábado (19), no Shopping PátioMix,em Linhares, e conta com a presença de agroindústrias de chocolates e outros derivados.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, ressaltou que já é possível encontrar pequenos produtores de chocolate e derivados de cacau em, pelo menos, 45 municípios capixabas.
“O Espírito Santo é destaque nacional no arranjo produtivo do cacau. Por aqui, temos evoluído muito nos últimos anos na agregação de valor. Contamos, atualmente, com cerca de 70 pequenos fabricantes de chocolates, também atrelados ao agroturismo. É por isso que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, conduz um amplo programa de revitalização desta cadeia produtiva para avançarmos ainda mais”, afirma Bergoli.
Direto de Santa Teresa, Marcos Birchler Redighieri levou para seu estande na Cacau Fest uma série de produtos da marca Capitão Redighieri, que incluem, além dos chocolates, aguardente, cerveja, geléia e melaço, tudo feito com cacau. Também são fabricados chocolates com castanha de sapucaia, com jabuticaba, com pimenta-rosa, com café e com castanha-do-pará.
“O Cacau Fest é um evento muito importante para a venda dos nossos produtos, para a gente poder fazer contatos com fornecedores futuros e também estabelecer parcerias com as empresas do ramo, conhecendo novos produtos e pessoas envolvidas no setor. Esperamos participar de outros eventos desse porte ao longo dos anos”, afirma Marcos Redighieri.
Um estande especial, “Mulheres do Cacau”, chama atenção na feira por reunir o trabalho realizado em cinco municípios capixabas. Rio Bananal, Linhares, Colatina, São Roque do Canaã e Santa Teresa estão representados com a exposição de amêndoas fermentadas e secas, nibs, néctar, amêndoa glaceada, doces de cacau e outros inúmeros derivados que são fruto do trabalho de agricultoras organizadas nessas regiões.
A presidente da Associação Mulheres do Cacau de Linhares, Matilde Garabelli, considera a Cacau Fest uma grande oportunidade para dar mais visibilidade ao que já é produzido pelas agricultoras. “Viemos mostrar que temos cacau de qualidade e que podemos atingir o mercado das amêndoas especiais com boa qualidade. Nossa expectativa é fortalecer os produtos próprios das mulheres do cacau, que são minimamente processados, como as amêndoas, o chocolate em pó integral, os nibs de cacau, que viram matéria-prima para outros produtos. Queremos adentrar ainda mais no mercado interno e consolidar nossa presença no comércio local”, ressalta.
O evento é organizado pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau) e conta com o apoio do Governo do Espírito Santo, dentro das ações da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com