19/07/2024 16h59 - Atualizado em 19/07/2024 17h56

Ação do Governo conecta empreendedores capixabas com projetos nacionais de promoção de exportações

A participação do Espírito Santo no mercado internacional de pimenta-do-reino, cacau e gengibre pode ficar mais expressiva a partir das parcerias e acordos entre o Governo do Estado e instituições nacionais que promovem as exportações e o comércio de frutas e vegetais. Uma comitiva formada por representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) teve a oportunidade de conhecer as cadeias produtivas dessas culturas em território capixaba, desde a produção até a exportação.

As visitas foram promovidas pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em propriedades rurais e empresas localizadas em São Mateus, Jaguaré, Linhares e Santa Maria de Jetibá. A articulação da Seag com a ApexBrasil e a Abrafrutas também já resultou na participação de empreendedores capixabas na feira internacional Fruit Attraction, realizada em São Paulo no último mês de abril.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destaca que entre as estratégias de planejamento do Governo do Estado está a consolidação do Espírito Santo como produtor de especiarias. É o que determina o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba – o PEDEAG 4, lançado em 2023 pelo governador do Estado, Renato Casagrande.

“O trabalho desenvolvido pelo Governo está focado em apresentar o nosso setor de condimentos, especiarias e frutas para os mercados de todo o mundo. A aproximação e a cooperação com essas entidades que potencializam as exportações proporcionam grandes oportunidades para parcerias, acordos comerciais e expansão de negócios, formando também uma rede de contatos importantes para a troca de experiências”, considera Bergoli.

A ação promovida pela Seag contou com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Brazilian Spice Association (BSA), da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex).

O Espírito Santo se destaca como o maior produtor e exportador de gengibre e de pimenta-do-reino, de acordo com dados analisados pela Gerência de Dados e Análise (GDN/Seag). Quando o assunto é o gengibre, o Espírito Santo produz 75% da safra nacional e responde por 55% das exportações. Já a pimenta-do-reino do Estado corresponde a 65% do comércio exterior do condimento e 60% da produção nacional. Em relação ao cacau, o Estado é o terceiro maior produtor do País, sendo Linhares responsável por 70% da colheita capixaba.

“O Espírito Santo já conta com arranjos consolidados e de destaque nacional referentes às culturas da pimenta-do-reino, do cacau e do gengibre. Dessa forma, o que estamos promovendo é uma maior inserção dos exportadores capixabas em ambientes que gerem oportunidades de negócio para, então, potencializar ainda mais as exportações capixabas”, afirma o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural da Seag, Michel Tesch Simon.

Pimenta, cacau e gengibre

Os representantes da ApexBrasil e da Abrafrutas começaram as visitas, nessa terça-feira (16), pela produção de pimenta-do-reino no município de São Mateus, onde circularam por uma propriedade rural e depois puderam conhecer a empresa Sacconi Agroindustrial. O grupo partiu, na sequência, para Jaguaré e fez uma parada na Exportadora Almada. Para finalizar o dia, os visitantes estiveram também na Grancafé, em Linhares, que também atua no setor de exportações.

Como Linhares é o maior produtor capixaba de cacau, a comitiva percorreu duas propriedades rurais na quarta-feira (17). Durante a tarde, eles estiveram em reunião com representantes da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau).

O último destino da comitiva ApexBrasil/Abrafrutas foi conhecer de perto o arranjo produtivo do gengibre capixaba. Nessa quinta-feira (18), os visitantes chegaram em Santa Maria de Jetibá, onde passaram por uma propriedade produtora e também pela Pommer Ginger e pela MDR Exportação, empresas do setor. O grupo também se reuniu com oito empresas exportadoras dessa cultura.

“A agenda de visitas técnicas foi muito bem-sucedida e ficamos impressionados com a qualidade da produção, organização, comprometimento empresarial e o grau de interlocução da Seag junto às empresas. Acreditamos que, por meio dessa parceria aliada ao nosso portfólio de produtos, podemos contribuir para intensificar o potencial de exportação do agronegócio no Estado”, considerou o gestor de Projetos Setoriais da Gerência do Agronegócios ApexBrasil, Anderson Dib.

Já o executivo da Abrafrutas Jorge de Souza afirma que foi possível perceber o potencial do Estado que, além da diversidade em culturas, tem um nível muito alto de comprometimento com qualidade de produto. “Foi uma oportunidade fantástica!O potencial é imenso para o aumento das exportações, uma vez que existe demanda acima da oferta para os produtos em questão e, com certeza, a expectativa é de que o Estado avance de forma significativa nas suas exportações”, salientou.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard