28/08/2024 17h14 - Atualizado em 30/08/2024 09h43

Tecnologia, inovação e sustentabilidade em pauta no Tecnoagro

Foto: Henrique Fajoli/Seag
O futuro do agronegócio no Espírito Santo foi tema da primeira palestra do dia, ministrada pelo secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da abertura do TecnoAgro 2024, que teve início nesta quarta-feira (28) e segue até esta sexta-feira (30), no Steffen Centro de Eventos, na Serra. Com o tema 'Agro Inteligente', o evento reúne produtores, pesquisadores, especialistas e empresas para discutir as mais recentes inovações e desafios do setor.

Representantes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participam de painéis sobre temas como o futuro do mercado agro, o papel da mulher na agricultura e a importância da gestão financeira no campo. Além das discussões, o evento oferece uma feira com produtos capixabas, como cafés especiais, chocolates e queijos.

O futuro do agronegócio no Espírito Santo foi tema da primeira palestra do dia, ministrada pelo secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli. Ele destacou o enorme potencial do Espírito Santo no cenário do agronegócio nacional. Em sua palestra, Bergoli enfatizou a importância da inovação como motor de crescimento do setor. Segundo o secretário, o Estado, apesar de seu tamanho, tem uma capacidade produtiva que o coloca em posição de destaque no mercado global. "Inovação é a chave para o crescimento do agronegócio capixaba. O Espírito Santo tem potencial para ser um gigante do agro”, pontuou.

Apesar dos resultados positivos do setor, o secretário reconheceu que ainda há desafios a serem superados. Um exemplo é a dificuldade enfrentada pelos produtores de café em exportar seus produtos devido à saturação dos portos. No entanto, o secretário destacou que o governo está trabalhando para solucionar esse problema, citando como exemplo a expansão do Porto de Imetame em Aracruz, que, a partir do segundo semestre de 2025, deverá melhorar significativamente a logística de exportação do Estado.

O subsecretário de Desenvolvimento Rural da Seag, Michel Tesch, participou do painel sobre 'O futuro não é mais como antigamente: cenários de mercado para o agro nacional', apresentando as perspectivas para o setor nos próximos anos. "Para construir um futuro mais próspero para o agronegócio capixaba, é fundamental que trabalhemos em conjunto, governo, setor produtivo e instituições, buscando soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos", ressaltou.

O gerente de dados e análises da Seag, Danieltom Vandermas, participou do painel sobre Conjuntura econômica e resultados práticos da boa gestão no campo. "No agronegócio, quem domina os dados transforma desafios em oportunidades e trilha o caminho para o desenvolvimento economicamente viável, socialmente aceito e ambientalmente sustentável”, ressaltou.

Abordando o papel fundamental da mulher na transformação do agro, a gerente de Programas e Projetos Sustentáveis da Seag, Patrícia Ferraz do Nascimento, destacou iniciativas e programas que visam ao empoderamento feminino no campo.

Nesta quinta-feira (29), o evento contará com painéis que abordarão temas cruciais para o futuro do agro: Inteligência Artificial no Agro onde será abordado sobre, Infraestrutura para Exportação no Espírito Santo, Inovações em máquinas agrícolas para pequenos produtores rurais, como a tokenização pode revolucionar o agro, uso de novas tecnologias na área florestal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Pecuária do futuro uma discussão sobre as tendências e desafios da pecuária, com foco em tecnologias para aumentar a eficiência e a sustentabilidade da produção.

Texto: Priscila Contarini

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com

 

Tópicos:
Dados e Análises
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard