Pedeag 4: educação, pesquisa e extensão do agro são foco de debate para desenvolvimento no campo
Buscando potencializar o desenvolvimento e a inovação para o campo, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, nessa segunda-feira (14), mais uma reunião do Pedeag 4, que abordou o tema “Educação, Pesquisa e Extensão, e Comunicação do Agro”. Na ocasião, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O acordo tem por objetivo a transferência de tecnologia e parcerias para a exploração e o desenvolvimento de inovação tecnológica. O encontro do Pedeag 4 foi realizado no auditório da OCB/ES, em Vitória.
No período da manhã, a reunião acerca da educação, pesquisa e extensão do agro permitiu a contribuição de diversos especialistas para a elaboração do Pedeag 4, entre eles a professora Cleonara Maria Schwartz, membro do Conselho Estadual de Educação, que apresentou os resultados já obtidos, as novas metas e as ideias para o desenvolvimento do setor. Já pela tarde, o debate sobre a comunicação do agro possibilitou novas perspectivas sobre as especificidades técnicas informacionais da agropecuária.
"A comunicação no agro é fundamental para melhorar a reputação do setor em todos os elos das diversas cadeias produtivas do agronegócio estadual, tendo em vista que os produtos capixabas são comercializados no Brasil e em mais de 100 países. Uma comunicação adequada, segmentada e com conteúdo organizado nos ajuda a manter, ampliar e a conquistar novos mercados" ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Na área da educação, pesquisa e extensão, o Espírito Santo conta com 283 projetos em execução pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, que abrange as diversas cadeias produtivas capixabas e reúne pesquisadores especializados em cada área. O instituto também conta com o Projeto de Fortalecimento da Agricultura Capixaba (FortAC), que é conduzido por 20 pesquisadores dos campi do Ifes, com foco em pesquisas e ações de extensão tecnológica relacionadas às atividades primárias no Espírito Santo até 2025. As pesquisas abordam soluções relacionadas ao melhoramento genético, fitossanidade, manejo das culturas, nutrição mineral, propagação vegetal, agroindústria, mecanização, entre outras áreas das ciências agrárias.
Na comunicação, os debates buscaram compreender ainda mais a dinâmica do agro e a forma de se comunicar com o público, buscando informar com clareza os termos técnicos, por meio do uso de uma linguagem específica para o entendimento dos produtores e de toda a sociedade. Segundo o diretor-presidente do Incaper e palestrante do evento, Franco Fiorot, o foco da gestão de comunicação do agronegócio é aprimorar o contato com os públicos interno e externo.
“A comunicação no agro é um setor muito pujante em nível nacional e também no Espírito Santo, que gera indicadores econômicos e sociais, além de contribuir decisivamente para o desenvolvimento do Estado. Entretanto, buscamos aprimorar a comunicação tanto interna quanto externa. Assim, é notória a importância de eventos como o Pedeag, que traz de forma muito especial e inovadora esse contexto transversal para discutir o planejamento de forma assertiva”, destacou Fiorot.
As três principais vertentes para a comunicação do agro discutidas na reunião foram: a comunicação técnica e científica, a comunicação institucional e a comunicação setorial.
Pedeag 4
Para o desenvolvimento do Pedeag 4 (2023/2032), estão sendo realizados seminários temáticos para a discussão com o público, visando a estabelecer as metas e as prioridades para a Gestão do Governo do Estado, incorporando temas transversais contemporâneos, como a sustentabilidade por meio do ESG (do inglês, sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa).
A metodologia proposta para a construção do plano está dividida em três etapas: investigação de cenário, definição de estratégia e estruturação do ambiente. Ao todo, serão 40 encontros, entre oficinas e reuniões técnicas, abrangendo as cadeias produtivas de maior representatividade para o Estado.
Os encontros técnicos contam com metodologias participativas para discutir e propor ações que serão inseridas no Pedeag 4. O intuito é planejar ações e iniciativas que buscam alavancar o setor com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária capixaba.
São discutidos temas transversais, como agricultura familiar, mudanças climáticas, crédito rural, mulheres no agro, logística, sucessão familiar e comunicação no agro. As oficinas ocorrem em diferentes municípios do Espírito Santo, valorizando a participação das lideranças do agro capixaba e almejando ampliar os horizontes, por meio do conceito de inovabilidade. Também é possível participar da construção do plano de forma on-line, acessando o site da Seag (www.seag.es.gov.br) e clicando no banner do Pedeag 4.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Rafael Gomes
(27) 3636-3700/ (27) 99645-4694 / (27) 99785-7697