Governo do Estado e municípios juntos impulsionam a agropecuária capixaba e seus negócios associados

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em uma iniciativa estratégica, reuniu-se nessa terça-feira (18), com secretários municipais de Agricultura para apresentar e alinhar seus programas e serviços, visando impulsionar o setor agropecuário e atender à crescente demanda por alimentos no Estado. O encontro, realizado na Fazenda Paraíso, em Vila Velha, reuniu representantes de 73 municípios e teve como objetivo capacitar as equipes municipais para facilitar a participação e o acesso aos programas estaduais.
Na pauta, foram apresentadas ações que envolvem desde o repasse de máquinas e equipamentos para manutenção de vias rurais e fortalecimento da produção, até a pavimentação de rodovias, calçamentos rurais, instalação de energia trifásica, apoio à agricultura familiar e desenvolvimento de cadeias produtivas agropecuárias.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou o papel da parceria entre o Governo e os municípios para o sucesso dos programas e o desenvolvimento do agro no Estado. "Sempre digo que o Espírito Santo apresenta a melhor síntese da agropecuária nacional em termos de cultivos e climas, além de ter ótimos indicadores de produtividade, sustentabilidade e de exportações", afirmou Bergoli.
Bergoli prosseguiu: "Para continuar com esse cenário positivo e otimista, devemos fazer boas políticas públicas voltadas aos produtores rurais para que gerem renda e tenham qualidade de vida, adotando práticas sustentáveis nas áreas econômica, social e ambiental. Por isso, temos que ter ações compartilhadas entre todos os níveis da administração pública, os produtores e as instituições privadas e representantes de classe."
O secretário de Agricultura de Santa Leopoldina, Júnior Migo, falou sobre a importância do evento. "Os secretários novos que estão chegando na pasta precisam conhecer as demandas, os programas ofertados, conhecer detalhadamente como fazer o acesso, levar informações para os produtores do município".
No encontro, foram detalhados diversos programas e ações que visam impulsionar o agro capixaba. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba, por exemplo, busca aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do café, adequar as propriedades à legislação ambiental e ampliar a oferta de cafés especiais. Já o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite do Espírito Santo visa promover a sustentabilidade na cadeia produtiva da pecuária, desde a criação dos animais até o abate e a comercialização dos produtos.
Além destes, o Programa de Crédito Rural oferece linhas de crédito subsidiadas para produtores que investem em projetos de desenvolvimento sustentável. O Governo também tem investido no repasse de máquinas e equipamentos para manutenção de vias rurais e fortalecimento da produção, na pavimentação de rodovias e calçamentos rurais para melhorar a infraestrutura no campo, na instalação de energia trifásica para atender às necessidades dos produtores rurais, no apoio à agricultura familiar com assistência técnica, extensão rural e incentivos financeiros, e no desenvolvimento de cadeias produtivas agropecuárias com ações de fomento e apoio à comercialização.
O Programa Vida no Campo promoverá o desenvolvimento da agricultura familiar por meio de tecnologias sustentáveis com foco na inclusão social e no desenvolvimento regionalmente equilibrado e no fortalecimento das atividades geradoras de emprego e renda no campo. Com essa iniciativa, o Governo do Espírito Santo busca fortalecer o setor agropecuário, que tem um papel fundamental na economia do Estado e na segurança alimentar da população.
Ao alinhar os programas e serviços com os municípios, o Governo busca garantir que os recursos cheguem aos produtores e as ações sejam implementadas de forma eficiente, impulsionando o desenvolvimento do agro e atendendo à crescente demanda por alimentos.
Texto: Priscila Contarini
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700/ (27) 99645-4694/ (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com