18/03/2013 13h53 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Governo do ES entrega 499 moradias rurais em 31 municípios

Quase 500 famílias de pequenos agricultores de 31 municípios capixabas estão em festa. Elas conquistaram um dos principais direitos do cidadão: a moradia.

Nesta sexta-feira (22), o Governo do Espírito Santo, a Caixa Econômica Federal e Associação dos Pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo/Movimento dos Pequenos Agricultores (Apagees/MPA) entregaram oficialmente as 499 residências rurais, construídas dentro do Projeto ‘Habitação Rural’, que faz parte do Programa ‘Vida no Campo’, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

A solenidade, realizada em Paraju, Domingos Martins, contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Carlos Ciciliotti, do superintendente da Caixa, Antônio Carlos Ferreira, dos prefeitos de Domingos Martins, Carlinhos Borboleta, Marechal Floriano, Lidney Gobbi, e de Itaguaçu, Darly Dettmann, dos deputados federais, Iriny Lopes e Lelo Coimbra, e estaduais, Luzia Toledo, Gilsinho Lopes, Roberto Carlos e Claudio Vereza, outras autoridades, lideranças locais, beneficiários e centenas de agricultores familiares.

“A principal função de um governante é gerar felicidade, é transformar a vida das pessoas para melhor, é garantir qualidade de vida para todos, indiscriminadamente, em todas as Regiões. E esta entrega de moradias é parte deste trabalho, que também garante uma oportunidade a mais para que o cidadão do campo possa se manter na área rural, com dignidade. E vamos seguir investindo, seja de forma direta ou em parcerias, para que cada vez mais capixabas possam ser beneficiados pelos programas, obras e projetos do Governo do Estado”, destacou o governador.

“A construção das moradias rurais é fruto do compromisso do Governo do Espírito Santo com os movimentos sociais. A parceria com a Caixa e com a Apagees é um movimento em prol do desenvolvimento da agricultura familiar, que é predominante em nosso Estado. Estamos cumprindo um ciclo ético da administração pública, fazendo voltar em forma de investimentos o que a população deposita para o Governo em forma de tributos”, declarou o secretário Enio Bergoli.

O valor investido por essa parceria é de R$ 11,2 milhões, sendo R$ 3,99 milhões da Seag e R$ 7,2 milhões da Caixa, para a compra dos materiais necessários para a construção. A mão de obra e o terreno ficaram por conta do agricultor.

O superintendente Antônio Carlos Ferreira considera a parceria da Caixa para a habitação rural como cada vez mais consolidada. “O projeto de moradia rural é fruto da orientação dos governos Estadual e Federal para utilizar a Caixa como instrumento para chegar ao meio rural. O Espírito Santo é o estado brasileiro que proporcionalmente mais investiu em habitação rural no País, o que mostra que esta é uma parceria de sucesso”, afirmou.

O representante nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Romário Rossetto, considerou que investimentos como este chegam a quem realmente mais precisa. “Moradia é a conquista da dignidade da pessoa humana e levanta a autoestima para os pequenos agricultores continuarem a produzir alimentos de qualidade para a mesa do brasileiro”, declarou.

Os municípios contemplados foram Fundão, Itaguaçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Apiacá, São José do Calçado, Sooretama, Linhares, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Pancas, Baixo Guandu, Colatina, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus, Jaguaré, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia e Águia Branca.

Sonho realizado para famílias rurais
Casados há cinco anos, Ramona e Diego Ribetti formam, junto com o filho Felipe, de apenas um ano, uma das 499 famílias que receberam uma das moradias do Projeto ‘Habitação Rural’. “Não teríamos condições de construir nossa casa se não fosse essa iniciativa do Governo. Morávamos em uma pequena casa porque trabalhávamos como meeiros em uma propriedade e estaríamos na mesma condição sem essa oportunidade”, declarou Ramona.

A família da agricultora Roseli Kruell, de Pinheiros, foi uma das beneficiadas e já está morando na nova casa. “Foi uma emoção muito grande quando recebemos nossa casa, pois antes tínhamos vergonha de chamar os parentes para nos visitar. Hoje, temos orgulho de dizer que moramos no campo”, afirmou.

“Nunca imaginei que teria uma casa dessa na minha vida. Estou muito feliz com a mudança, porque morava em uma casa muito pequena e que já não tinha mais condições”, revelou a agricultora Maria da Penha Carletti, que mora na comunidade de São Pedro, em Águia Branca.

Projeto ‘Habitação Rural’
O Governo do Espírito Santo promoveu a construção de 100 habitações rurais, em 2011. Para a construção de cada casa houve um investimento de até R$ 23 mil, dividido entre a Seag e a Caixa.

As moradias rurais contemplaram agricultores de quatro municípios da Região Noroeste do Estado, sendo 10 em Nova Venécia, 86 em São Gabriel da Palha, três em Vila Valério e uma em São Domingos do Norte.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br