13/09/2013 12h41 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Equipe do Banco Mundial visita Incaper para elaboração de projeto sobre boas práticas de uso do solo

Uma equipe do Banco Mundial realizou uma visita ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a outros órgãos do Governo do Espírito Santo a fim de elaborar um projeto que dá continuidade às atividades do projeto Águas Limpas, desenvolvido pela Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan).

“Atuamos num primeiro momento com o projeto Águas Limpas, cujo objetivo era universalizar os serviços de abastecimento de água para a população urbana e ampliar o índice de cobertura de esgotamento sanitário. Nossa proposta agora é dar continuidade a essa ação por meio da atuação nas bacias hidrográficas que abastecem a Grande Vitória, como a do Santa Maria da Vitória e Jucu”, explicou o economista ambiental do Banco Mundial, Gunars Platais.

Ele disse que a participação do Incaper nesse novo projeto será para atuar com a motivação dos agricultores na adoção de boas práticas agrícolas para conservação do solo. “Conforme estudos que envolvem o Projeto Mangaraí, identificou-se que os focos de maior sedimentação dos rios estão nos municípios de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. Em dias chuvosos, é onde ocorre a maior falta de água. Os agricultores podem ter ação proativa no aumento da cobertura florestal por meio da adoção de boas práticas agrícolas, o que irá minimizar esses impactos.”, falou Gunars.

A visita da equipe do Banco Mundial foi de avaliação a fim de que a finalização da negociação desse novo projeto ocorra em outubro, tendo início em dezembro deste ano. Esse projeto envolve a Secretaria de Planejamento (SEP), Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Incaper e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idaf), Secretaria de Meio Ambiente (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Cesan e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard