13/09/2013 12h41 - Atualizado em
07/03/2017 15h29
Equipe do Banco Mundial visita Incaper para elaboração de projeto sobre boas práticas de uso do solo

“Atuamos num primeiro momento com o projeto Águas Limpas, cujo objetivo era universalizar os serviços de abastecimento de água para a população urbana e ampliar o índice de cobertura de esgotamento sanitário. Nossa proposta agora é dar continuidade a essa ação por meio da atuação nas bacias hidrográficas que abastecem a Grande Vitória, como a do Santa Maria da Vitória e Jucu”, explicou o economista ambiental do Banco Mundial, Gunars Platais.
Ele disse que a participação do Incaper nesse novo projeto será para atuar com a motivação dos agricultores na adoção de boas práticas agrícolas para conservação do solo. “Conforme estudos que envolvem o Projeto Mangaraí, identificou-se que os focos de maior sedimentação dos rios estão nos municípios de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. Em dias chuvosos, é onde ocorre a maior falta de água. Os agricultores podem ter ação proativa no aumento da cobertura florestal por meio da adoção de boas práticas agrícolas, o que irá minimizar esses impactos.”, falou Gunars.
A visita da equipe do Banco Mundial foi de avaliação a fim de que a finalização da negociação desse novo projeto ocorra em outubro, tendo início em dezembro deste ano. Esse projeto envolve a Secretaria de Planejamento (SEP), Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Incaper e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idaf), Secretaria de Meio Ambiente (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Cesan e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper