17/08/2013 17h28 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Equipamentos agrícolas são entregues para beneficiar associações de Ibitirama

Três microtratores e dois secadores de café reforçarão os trabalhos de cinco associações de produtores rurais de Ibitirama. Nesta sexta-feira (16), o Governo do Espírito Santo entregou os equipamentos que serão usados para o trabalho, o transporte e o beneficiamento da produção. O investimento foi de mais de R$ 158 mil, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“Hoje é mais um dia em que vemos a sociedade recebendo os benefícios do Governo do Espírito Santo, que são a conclusão de um ciclo ético da administração pública em que o investimento feito na forma de tributos retorna por meio de programas como o ‘Vida no Campo’, voltado para os agricultores familiares”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

Os microtratores com implementos vão atender às associações de agricultores de Cachoeira da Fumaça, de Nossa Senhora da Penha e de Águas Limpas. O investimento total para adquirir os equipamentos foi de R$ 97.275,00, por meio de convênio do Programa ‘Vida no Campo’, dentro das ações do Projeto ‘Infraestrutura Produtiva’.

Já as associações de agricultores familiares de Rio Pardinho e de Santo Antônio de Ibitirama passam a contar com secadores de café para beneficiar a produção. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar estadual, que somam R$ 60.749,92.

Projeto de Infraestrutura Produtiva

Desde 2012, cada município capixaba tem à disposição entre R$ 250 mil e R$ 400 mil para promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar, valor definido a partir de oito indicadores do município que levam em conta o número de estabelecimentos rurais familiares, a população rural, os índices de pobreza rural, as quantidades de comunidades quilombolas, de famílias assentadas, de pescadores e de famílias beneficiadas além da receita municipal.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. A proposta é encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br