01/11/2013 12h36 - Atualizado em 07/03/2017 15h34

Agricultores da região do Polo de Manga irão comercializar para o PAA

Os agricultores da região do Polo de Manga do Espírito Santo desejam comercializar a produção da fruta diretamente para as instituições participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para isso, quatro agricultores que propuseram essa negociação direta, participantes da Associação de Agricultores Familiares de São Roque do Sobreiro, do município de Itaguaçu, se reuniram na última quarta-feira (29), com técnicos do Projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), para saber os procedimentos necessários para essa realização.

“A comercialização com o PAA já existia, porém a realização era feita apenas por grandes cooperativas e não diretamente pelos agricultores familiares ou suas associações. Dessa forma, o agricultor não sabia ao certo a quantidade para o comércio ou mesmo o preço. Com a negociação direta, isso será possível”, afirmou o integrante do Tecsocial, Márcio Américo.

O encontro serviu também para os agricultores participarem de uma capacitação de autogestão, além de conhecerem as regras para a participação do PAA definidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que é a executora do programa.

Márcio ainda ressaltou a importância da participação do produtor no comércio. “O contato direto do produtor com o consumidor final da sua produção vai elevar a qualidade do produto. Já o processo de entrega será mais rápido. Antes, o fruto era passado para as cooperativas para ser comercializado, o que gerava uma certa demora na entrega do produto, podendo prejudicar sua qualidade”, disse Márcio.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Tecsocial

O Projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial) é voltado para identificação, adequação e reaplicação de tecnologias sociais que fortaleçam as organizações sociais dos agricultores familiares e comunidades tradicionais, por meio da agregação de valor e comercialização de seus produtos em diferentes mercados.

O projeto atende municípios do Norte capixaba, como Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Linhares, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão, eVila Valério.

O Tecsocial é um projeto executado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard