+Pesquisa AgroCapixaba

A SEAG, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), lançou em dezembro de 2015 o maior edital de pesquisa agropecuária da história do Espírito Santo. Serão investidos R$ 10,7 milhões em 99 projetos de pesquisa aplicada, ao longo de três anos, que vão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água.

Foi realizada uma série de debates em mais de 50 oficinas de trabalho, em torno dos principais arranjos produtivos da agropecuária, ao longo de 2016. Um dos principais desafios apontados foi a crise hídrica e a escassez de água. Dessa forma, a expectativa é de que os projetos apontem alternativas e soluções inovadoras para mitigação dos efeitos climáticos adversos. Um dos principais desafios apontados foi a crise hídrica e a escassez de água. Dessa forma, a expectativa é de que os projetos apontem alternativas e soluções inovadoras para mitigação dos efeitos climáticos adversos.

Os projetos escolhidos, que serão executados em oito instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo — Ceplac, INCAPER, Ufes, Ifes, UCL, UVV, Multivix e IDAF. Serão desenvolvidos em 10 temas: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Pipericultura (pimenta-do-reino); Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção; Culturas Alimentares e Floricultura; Aquicultura e Pesca; Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono; e Agroecologia e Agricultura Orgânica.

As pesquisas serão desenvolvidas em 22 “Redes”, de acordo com cada tema, o que vai contribuir para a integração das instituições de ensino e pesquisa capixabas, incentivando a consolidação de jovens pesquisadores, aumentando a produção técnico-científica e estimulando a interdisciplinaridade e o intercâmbio institucional.

O Governo do Estado, por meio da SEAG e da FAPES, assinou em dezembro de 2016, no Palácio Anchieta, os contratos com os representantes das Redes que tiveram projetos aprovados. Esse investimento em Pesquisa Agropecuária representa o redirecionamento das políticas públicas voltadas para o setor, uma mudança de prioridades, dada a importância da pesquisa para o desenvolvimento sustentável do agronegócio capixaba.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard