25/02/2013 13h09 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Rede trifásica garante funcionamento de indústria de polpa em Rio Novo do Sul

A instalação da rede elétrica trifásica na comunidade de São Vicente, em Rio Novo do Sul, permitiu a criação de uma agroindústria que produz polpa de frutas. Em 2012, a empresa comercializou duzentas toneladas de polpa e adquiriu matéria-prima de 82 produtores em oito municípios capixabas.

A linha foi concluída em dezembro de 2012, dentro do Programa ‘Energia Mais Produtiva’, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O investimento foi de R$ 81,3 mil para instalar 3,6 quilômetros de rede trifásica que atendem a 82 famílias.

O programa surgiu devido à grande parte das redes elétricas existentes no interior do Estado não serem suficientes para suportar os diversos equipamentos e máquinas movidos a motores elétricos.

Há 15 anos, o agricultor Pedro Bortolotti começou a produzir polpa de frutas em pequena escala e para comércio local. “Fico muito satisfeito com esse auxílio do Governo, porque nunca imaginamos que haveria uma rede trifásica aqui por não termos condições de arcar com os custos. Iniciamos a produção na garagem de casa, agora já contamos com três câmaras frias para armazenar as polpas”, declarou.

“A instalação de rede trifásica aumenta a possibilidade de os agricultores terem novos equipamentos, como secadores, piladores e sistema de irrigação. Ficamos muito felizes em ver aqui o resultado do Programa ‘Energia Mais Produtiva’. O Espírito Santo já possui praticamente todos os domicílios rurais com luz elétrica e, agora, o Governo está garantindo a transformação da energia para beneficiar os agricultores”, afirmou Enio Bergoli.

Com a nova rede, Pedro Bortolotti está confiante no negócio e investe para aumentar a produção. “Financiei as câmaras por meio de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com a aprovação e apoio do Banco do Brasil”.

A liberação do crédito foi possível com a demanda da rede trifásica, que chegou ao Governo pelo escritório local do Incaper. Foram levados em consideração a quantidade de equipamentos que já existem na região, que em São Vicente são 10 secadores e piladores, e o número de agricultores que pretendem instalar novas máquinas.

Programa ‘Energia mais Produtiva’
Produtores rurais e a população em geral de 28 comunidades rurais de 17 municípios contam com novas redes de energia trifásica à disposição.

Em 2012, o Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro das ações do programa ‘Energia Mais Produtiva’, concluiu a implantação de novas redes para melhorar a estrutura de energia elétrica no campo dando suporte aos produtores rurais e empreendedores.

Com as ações do ‘Energia Mais Produtiva’, a Seag investiu R$ 1,68 milhão para implantar 76,56 quilômetros de novas redes, nos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Sooretama e Vila Valério, beneficiando diretamente 1.251 famílias.

Para 2013, a meta da Seag é implantar mais 30 projetos comunitários, com investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br