PROGESCOOP

A partir de uma iniciativa inédita, a SEAG lançou em 2015 o Programa de Gestão Avançada das Cooperativas Agropecuárias, o PROGESCOOP. Uma parceria entre a SEAG, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) e a Fundação Dom Cabral. O PROGESCOOP possibilitou a implantação do Programa Parceiros para a Excelência (PAEX), desenvolvido pela FDC, em 10 cooperativas agropecuárias capixabas. Isso vai representar um salto de qualidade nos modelos de gestão das cooperativas. O PAEX contempla a adoção de um modelo de gestão focado na melhoria de resultados e no aumento de competitividade.

No total, o valor repassado para o PROGESCOOP será de R$ 3.808.000,00, ao longo de três anos (SEAG: 1,5 milhões / Contrapartida da OCB/ES e cooperativas: 2,3 milhões). Mais de 40 mil produtores rurais, a maioria formada por agricultores familiares, serão beneficiados com o Programa, que tem duração de três anos.

A sua operacionalização iniciou em 2016. O PAEX é estruturado por atividades individualizadas por empresa e atividades coletivas:

  • Atividades coletivas: realizadas fora do ambiente empresarial, com a participação de dirigentes (executivos) das empresas parceiras em conjunto, realizadas por professores da FDC e palestrantes convidados;
  • Atividades individualizadas: realizadas nas próprias empresas, conduzidas por um orientador técnico (OT) e professores monitores da FDC.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard