Pró-Resina

Como forma de fomentar a silvicultura, promover o reflorestamento e criar uma atividade de renda alternativa aos produtores rurais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, lançou em junho de 2016 o Programa de Expansão do Plantio de Pinus para produção de goma-resina e madeira no Espírito Santo, o PRÓ-RESINA.

O programa tem como objetivo expandir a área cultivada de pinus, com plantio de 8 mil hectares, em áreas ociosas, degradadas ou em consórcio com outras atividades, como café e a pecuária, em regiões aptas de acordo com a área de abrangência estabelecida.

Com a expansão da área plantada, o programa também viabiliza a implantação de uma unidade industrial de processamento de goma-resina no Espírito Santo.

Foram firmadas parcerias entre SEAG/INCAPER/IDAF, BANDES, FAES/SENAR e Grupo Resinas Brasil visando unir esforços e ações integradas de pesquisa, assistência técnica e fomento.

Para ingressar na atividade, sementes com alto rendimento na produção de resina foram doadas ao Estado pelo Grupo Resinas Brasil, além de linhas de crédito especiais ao setor que serão oferecidas peo BANDES aos produtores.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard