Cursos de Formação para Construção de Barragens

Percebendo o cenário atual de escassez hídrica, a SEAG investiu em 2016 na formação de 503 profissionais através do Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos, realizado em 12 municípios capixabas. Ao todo, foram 13 turmas capacitadas em todas as regiões com o objetivo de abranger todas as bacias hidrográficas do Estado.

As capacitações tiveram por objetivo qualificar profissionais (engenheiros agrônomos, agrícolas e civis) para executarem os projetos com qualidade e atender a demanda por reservação de água. Os cursos aconteceram nos municípios de Boa Esperança, Nova Venécia, Marechal Floriano, Anchieta, São Gabriel da Palha, Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá, Linhares, Aracruz, Colatina e Mimoso do Sul.

O curso foi estruturado em 40 horas/turma, sendo cincos dias, de segunda a sexta de cada semana, oferecido de forma totalmente gratuita aos participantes. Nas capacitações houve oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre os Comitês de Bacias Hidrográficas e Gestão de Recursos Hídricos, o processo de Outorga de Recursos Hídricos, Licenciamento Ambiental de Barragens, Elaboração de Projetos de Barragens de Terra de Pequeno Porte e Projeto e Construção de Caixas-Secas.

Os participantes que obtiveram frequência mínima de 80% receberam certificado de participação.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard