14/11/2018 16h12

Municípios são orientados sobre funcionamento de barragens em períodos de chuvas  

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou, na manhã desta quarta-feira (14), um encontro com representantes dos municípios que possuem reservatórios concluídos ou em fase final de obras do Programa Estadual de Construção de Barragens para apresentar orientações de gestão de operação durante períodos de chuvas.

Estiveram presentes representantes de oito municípios: Marilândia, Montanha, Baixo Guandu, Santa Teresa, Itarana, Alto Rio Novo, Laranja da Terra e Cachoeiro de Itapemirim. Técnicos da Secretaria da Agricultura, da Defesa Civil e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) fizeram apresentações sobre os cuidados que cada cidade deve ter com as barragens para garantir uma operação normal de todas elas.

O secretário da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, destacou os investimentos em barragens e o compromisso do Estado em garantir a segurança hídrica e também a importância de ir mais a campo, para dialogar com prefeitos e técnicos do município, para evitar transtornos maiores em períodos de chuvas.

“Uma das ações prioritárias é a orientação para que os municípios tenham o funcionamento normal das barragens, em períodos de fortes chuvas. O Estado está fortalecendo ainda mais o trabalho no campo, para que, junto com os municípios, seja feito um levantamento de ações para manter o funcionamento pleno das barragens, principalmente, nesses períodos. As chuvas que tiveram nos últimos dias serviram como um teste para ver as barragens que estão em operação e agora é o momento de verificar a proteção das barragens, principalmente, em períodos de fortes chuvas”, ressaltou o secretário.

Os trabalhos apresentados foram do gerente de Infraestrutura e Obras Rurais da Seag, Winker Denner; do Major Fábio Maurício Rodrigues, da Defesa Civil, e do diretor de Infraestrutura Hídrica da Agerh, Leonardo Deptulski. Em todas as apresentações foi abordada a importância do alinhamento de ações entre Governo do Estado e Prefeituras na gestão e operação dos equipamentos.

 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Pedro Callegario
pedro.seages@gmail.com
(27) 3636-3651
(27) 9 8849-9814

Luiza Medina
luizamedina.seag@gmail.com
(27) 3636-3651
(27) 9 8860-6838

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard