12/10/2017 11h10

Comitiva do Governo percorre estrada que receberá pavimentação pelo Programa Caminhos do Campo

Mais uma estrada rural capixaba na região do Caparaó receberá obras de pavimentação pelo Programa Caminhos do Campo. É o trecho da Estrada Parque que liga a BR 262 em Iúna até Pedra Roxa, em Ibitirama. Na tarde desta quarta-feira (11), o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, estiveram no local.

A estrada, que passa pela zona rural de três municípios do Caparaó — Iúna, Irupi e Ibitirama — possui 17 quilômetros e terá o projeto para a realização da obra licitado. O investimento será entre R$ 15 milhões a R$ 20 milhões.

Além do governador e de secretários, lideranças estaduais e municipais participaram da visita. A comitiva se reuniu no distrito de Pequiá, em Iúna, passou por Santa Clara e chegou até Pedra Roxa.

Durante visita ao local, o governador Paulo Hartung destacou que o novo trecho impactará diretamente no desenvolvimento da região e aquecimento de atividades econômicas relacionada ao agroturismo. “Autorizamos que as obras deste trecho sejam licitadas e executadas.  São 17 quilômetros de estrada. Com mais este trecho vamos complementar o que chamamos de estrada Parque.  Analisando as outras obras que fizemos, podemos afirmar os impactos positivos na economia da região”, analisou Paulo Hartung.

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, explicou que a localidade conta com um conjunto de estradas já pavimentadas, faltando apenas os 17 quilômetros. Além de ajudar no escoamento da produção de café, a estrada vai reforçar o agroturismo na região. "O governador nos autorizou a iniciarmos o processo de licitação da obra de pavimentação do trecho. A publicação do edital será dentro dos próximos 60 dias. E o recurso para executar as obras estão garantidos".

O prefeito de Iúna, Welinton Virgílio, destacou que o asfaltamento vai beneficiar os mais de 20 empreendimentos da região e vai beneficiar todos os municípios do Caparaó.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas.

 

Informações à Imprensa:

Pedro Callegario

pedro.seages@gmail.com

(27) 3636-3651

(27) 9 8849-9814

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard