22/04/2024 10h34 - Atualizado em 22/04/2024 15h04

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios e prospectam parcerias durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo comemoraram bons resultados da participação na primeira Fruit Attraction realizada no Brasil. Os empreendedores estiveram presentes no estande montado na feira internacional de frutas e vegetais pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O evento foi realizado dessa terça-feira (16) até essa quinta-feira (18) e contou com uma extensa programação que incluiu a palestra do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, sobre a produção e o mercado dessas especiarias no Espírito Santo.

“A participação capixaba nesse evento de reconhecimento internacional vai trazer muitos frutos nos próximos meses a partir das parcerias, acordos comerciais e negócios que começam a ser construídos de agora em diante. Com esse resultado positivo, já estamos articulando a participação de empreendedores do Estado nos próximos eventos que tenham essa mesma abrangência internacional para conquistar novos mercados e consolidar esses produtos na pauta de exportações”, avaliou o secretário.

O representante da Almada Export, Lucas Costa Favier, considera ter sido uma oportunidade excepcional para compartilhar experiências e apresentar seus produtos ao setor agrícola, além de estabelecer novas conexões e parcerias. “Foi possível conhecer novos potenciais clientes, parceiros do setor de pimenta-do-reino e também empresas de outras culturas, cujo conhecimento e experiência podem ajudar a todos do setor de pipericultura”, declarou.

Produtor de gengibre há 30 anos, o presidente da Pommer Ginger, Wanderley Stuhr, agradeceu os esforços do Governo do Estado para promover o setor e afirma ter sido inédita essa iniciativa. “Acho que daqui vão sair idéias, projetos e propostas interessantes para multiplicarmos ainda mais nossa produção na região serrana do Espírito Santo”, afirmou.

Junto à equipe da Seag, também participou da comitiva capixaba o secretário executivo da Brazilian Spice Association (BSA), Aureliano Nogueira da Costa, que considera ter sido um diferencial a mostra das pimentas e especiarias capixabas na feira de frutas e vegetais para empresas de dentro e de fora do Brasil, que podem se tornar parceiras e clientes.

“Diversos e importantes negócios foram fechados e várias outras parcerias foram prospectadas durante esses três dias da Fruit Attraction. Isso demonstra a importância da participação das empresas e do Governo do Estado em um evento internacional desse porte”, disse Aureliano Nogueira da Costa.

A avaliação geral dos empreendedores foi muito positiva quanto à oportunidade de poder apresentar os produtos capixabas para o Brasil e o mundo. “Sabemos dos desafios que o setor agrícola e exportador tem pela frente e reconhecemos o esforço e apoio do governo estadual. Isso é fundamental para promover os produtos capixabas e apoiar toda a cadeia produtiva”, avaliou Regis Coelho, representante da Katz Spices.

Fruit Attraction

A Fruit Attraction – São Paulo foi realizada esta semana para reunir milhares de visitantes de mais de 45 países. A feira conta com o Programa de Compradores Internacionais, com o patrocínio da Apex Brasil, que pretende gerar mais de 120 milhões de dólares em vendas nos próximos 12 meses.

A organização do evento promoveu a participação de compradores de 14 países, vindos de várias partes do planeta para conhecer a primeira edição da feira no Brasil.

A presença internacional em busca de oportunidades de negócios foi garantida, com expositores oriundos de Portugal, Grécia, Holanda, França, Itália, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Egito e Nova Zelândia.

Também foi expressiva a participação dos estados brasileiros. Além do Espírito Santo, estiveram no evento representantes do Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Pernambuco, do Pará e de São Paulo.

Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840